O governo federal conta com vários programas que incentivam o intercâmbio cultural. Primeiro foi o Ciência sem Fronteiras e a mais recente notícia foi o lançamento do Programa Idioma sem Fronteiras, que oferece a oportunidade dos brasileiros estudarem fora do Brasil.

Quem pode realizar cadastro no Idioma sem Fronteiras?

O Programa Idioma sem Fronteiras foi lançado pelo Ministério da Educação em novembro de 2014, vinculado ao programa Ciência Sem Fronteiras, e atendendo tanto a professores quanto a estudantes de universidades públicas e particulares que buscam essa oportunidade para melhorar a proficiência em uma língua estrangeira.

idiomas sem fronteiras

Estudantes de graduação e professores de idiomas de escolas públicas podem realizar o cadastro no Isf (Imagem: Divulgação)

O programa prevê a opção de aprendizado de até sete línguas distintas: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, japonês e mandarim. Os professores de língua estrangeira de instituições públicas de ensino da educação básica também podem se inscrever para participar do programa.

Como se cadastrar no Idiomas sem Fronteira

Para se cadastrar, o candidato não terá nenhum custo adicional. As inscrições são gratuitas e o aluno só precisa se organizar para pagar o curso do material didático. O Programa funciona assim: o primeiro passo é assistir aulas dos cursos presencialmente e também online.

Inscrições Programa Idiomas sem Fronteiras

O processo seletivo para o curso online de francês estava com inscrições abertas desde o dia 21 de novembro com oferta de 1.500 vagas e foi até o dia 08 de dezembro. Se você perdeu as inscrições em 2014, não se preocupe que mais vagas serão abertas em 2015 no primeiro semestre. Para fazer a inscrição para o “Français Sans Frontières”, os interessados devem ficar atentos ao edital que já foi publicado no Diário Oficial da União. A realização das inscrições é feita no site do programa.

Serão oferecidos cursos em 7 idiomas diferentes (Imagem: Divulgação)

Serão oferecidos cursos em 7 idiomas diferentes (Imagem: Divulgação)

O Programa Idioma sem Fronteiras para o curso de francês acontece devido a uma parceria de sucesso com a embaixada francesa e a Aliança Francesa. Na seleção dos candidatos inscritos, haverá uma ordem de prioridade na ocupação das vagas, para quem está cursando algum curso de graduação e foi selecionado no programa Ciência Sem Fronteiras. Também entram na lista de prioridades os alunos que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e os bolsistas e ex-bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência. Porém, é importante ter alto rendimento acadêmico para concorrer às vagas.

O prazo está terminando para quem quer entrar no programa e garantir uma experiência de vida incrível estudando no exterior. Vale a pena fazer a inscrição e apostar nessa aventura que só trará benefícios para a pessoa em sua vida profissional e secular. Essa é a sua chance de viver essa oportunidade, custeada pelo governo, e ainda aprender mais